As Termo Resistências

As termo-resistências e os termístores são resistências que exibem uma variação do valor nominal em função da temperatura.

A distinção entre termo-resistência e termístor (ou termistência) prende-se com o tipo de material utilizado na sua construção.

Assim, as termo-resistências, que em língua inglesa se designam por resistance temperature detectors, RTD, utilizam materiais condutores como a platina, o cobre ou o níquel, e os termístores que em língua inglesa são chamados de thermal resistors, utilizam misturas de cerâmicas de óxidos semicondutores, como o manganésio, o níquel, o cobalto, o cobre, o ferro, o titânio, etc., no caso das resistências com coeficiente de temperatura negativo (negative temperature coefficient, NTC), e de titanato de bário, no caso das PTC (positive temperature coefficient).

Outros termos vulgarmente utilizados na classificação dos termistores são os seguintes: silístor, para designar os termístores do tipo PTC de relativa linearidade, e termístor comutado (switched-type), para indicar os termístores que manifestam um aumento brusco no valor nominal da resistência a partir de uma temperatura pré-estabelecida.

As termo-resistências e os termístores são amplamente utilizados como sondas de temperatura em aplicações industriais, em aparelhagem médica, em electrodomésticos, em instrumentação para investigação científica, no sector automóvel, em telecomunicações, em aplicações militares, etc.

Em algumas aplicações destinam-se a medir valores absolutos de temperatura razoáveis, como é o caso das aplicações médicas, ao passo que em outras, como as aplicações industriais, podem destinar-se a medir temperaturas de vários milhares de kelvin.

Outra distinção importante consiste na precisão da medida de temperatura a efectuar.

Em alguns casos uma precisão de 1 ºC na medição da temperatura é suficiente, ao passo
que em outras se exige uma precisão da ordem da décima ou, até mesmo, da centésima
de grau.

Por outro lado, o circuito de revelação do sinal pode ser mais ou menos complexo, por vezes envolvendo mesmo condicionadores de sinal e placas de aquisição de dados para digitalização da informação e processamento em computador.

Na figura abaixo ilustram-se de forma qualitativa algumas características temperatura-resistência possíveis para as termo-resistências e os termístores.

As termo-resistências de platina são largamente utilizadas em sondas de temperatura de elevada precisão, em particular devido às elevadas gama e linearidade da característica.

Convém salientar o fato de que a grande maioria das termo-resistências e termístores se caracterizarem por relações acentuadamente não-lineares.

Atualmente existem no mercado termístores em formato de gota, tubo, disco, anilha ou circuito integrado, e com diâmetros que podem variar entre 0.1 mm e vários centímetros, observe os croquis e os desenhos da figura abaixo.

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum