Utilidades Redes Wlan

Quando o acesso à Internet em casa se tornou possível, era preciso usar um modem conectado a um computador para discar um número e manter uma conexão, o que era um processo tedioso e lento.

Os modens mais rápidos fizeram as pessoas perceberem como eram lentas e sofríveis as conexões discadas, isso ficou mais claro com o barateamento do acesso de banda larga via DSL, cabo e satélite.

O acesso de banda larga é mais rápido que o de discagem, mas até pouco tempo atrás ainda tinha que ligar o computador em uma rede ou a um equipamento.

Com o surgimento da rede wireless mudou tudo, as redes wireless usam padrões de rede 802.11 para permitir dispositivos de comunicação, e numa rede WiFi, os dados vão de um lugar a outro via ondas de rádio.

Mesmo assim, ainda é preciso conectar fisicamente um roteador a um modem, mas pode transportar seu computador de um lugar a outro.

A rede 802.11 usa o espectro de rádio sem licença para enviar e receber dados, o que torna tudo muito rápido na questão da legalidade, muitas outras partes do espectro, como as bandas para o rádio e os sinais de TV, exigem uma licença para uso.

O espectro sem licença é acessível para qualquer um que tenha o equipamento certo, no caso da rede de computadores wireless, são roteador wireless e tecnologia wireless que estará sendo usada no dispositivo.

Desde 2002, muitas pessoas têm instalado redes wireless (sem fio) em suas casas, os empresários têm feito o mesmo, proporcionando mobilidade extra para seus funcionários, os lugares públicos, como cafés, parques e bibliotecas também já estão aderindo.

As cidades começaram a instalar redes wireless municipais, algumas dessas redes fornecem acesso grátis à Internet de alta velocidade ou por um preço consideravelmente inferior a outros serviços de banda larga.

Outras são somente para uso da cidade, elas permitem que a polícia, os bombeiros e outros funcionários realizem tarefas de seus trabalhos à distância.

Atualmente, as cidades propõem redes que ofereçam várias vantagens, elas querem melhorar a produtividade dos funcionários, fazer a cidade mais atrativa para os negócios, aquecer a economia e fazer pontes entre informação digital com uma rede.

As redes wireless podem fazer muito mais além de potencialmente fornecer acesso barato ou grátis à Internet.

Uma rede sem fio pode tornar o acesso à banda larga mais disponível e econômico para mais pessoas, freqüentemente chamadas de “WiFi municipal”, essas redes fazem mais que as redes tradicionais, um ponto de acesso wireless em uma rede municipal é também diferente de um ponto WiFi normal.

A rede wireless usa uma série de regras (padrões) que roteadores e receptores usam para se comunicar uns com os outros, ss mais comuns são:

* 802.11a – taxa de dados de 54 Mbps na banda 5 GHz do espectro do rádio
* 802.11b – 11 Mbps, 2.4 GHz
* 802.11g – 54 Mbps, 2.4 GHz
* 802.11e – 54 Mbps, 2.4 GHz, com os protocolos de qualidade de serviço (QoS), que devem melhorar a VoIP e a qualidade da mídia.

Um padrão separado, o 802.16 (ou WiMAX), transmite a 70 Mbps e tem um alcance de mais de 48 km, ele pode operar em bandas de espectro 2-6 GHz licenciadas ou não, em geral, a WiMAX liga múltiplas redes 802.11 ou envia dados à longa distância.

Mas a verdade é que as redes sem fio municipais ainda estão longe de se tornarem realidade, aqui em Itajaí, antes da campanha política a promessa era que teria acesso liberado para todos, no momento, o que de fato existe são pontos no centro da cidade beneficiando aqueles que já tem melhores condições, os moradores dos bairros não têm acesso e se quiserem que vão se conectar com linha discada, e olha lá.

Tanto é que fui procurado para ver a possibilidade que conseguir “puxar” mais o sinal, e foi criado o projeto (que funciona) da antena omni, pode ser acessado no link Faça Sua Antena Omni, no bairro onde moro com a antena descrita no link acima, dá sinal 5 e a recepção é intermitente, e mesmo que conectasse, a conexão cairia muitas vezes, ao invés de alegrar iria irritar ainda mais, no bairro São Vicente não consegui nem captar o sinal, e minha tentativa em outros bairros parou ali mesmo.

A verdade é que o projeto da prefeitura de Itajaí tem uma falha enorme, tudo bem que ir colocando antenas pela cidade é bom, mas pôxa, será que os técnicos não sabem que nas conexões wireless as antenas precisam ter visada, ou melhor, “precisam se ver”.

Era só colocar no alto do morro da cruz uma estação repetidora e o sinal seria captado por toda Itajaí, aliás, que ponto ótimo para colocar uma antena, cobre toda a cidade, todos os bairros, é assim com as antenas das operadoras de telefonia, mas os técnicos preferem fazer diferente, e nós todos sabemos o motivo: interesse comercial.

Voltando ao assunto base, apesar de ser possível conectar-se via Wi-Fi em aeroportos, cafés, universidades e hotéis, em algumas cidades existem alguns projetos parados.

Agora imagine que um repórter esteja escrevendo sobre uma situação envolvendo reféns, ele tem pouco tempo para entregar a matéria pronta, se ele tem acesso sem fio à Internet, então pode escrever seu artigo com calma sem ter de sair do local.

Existem situações onde a informação é de suma importância, principalmente se for em tempo real, assim como a polícia que tem acesso a câmeras de segurança.

Informação é tudo, seja ela informativa, preventiva ou então para a captura de bandidos, e com uma rede de acesso que cubra toda a cidade, qualquer viatura policial poderia ter informações instantâneas de qualquer situação das entradas e saídas e de outros lugares onde “melhantes” ficam escondidos.

As informações seriam usadas para planejar o que fazer, enfim, uma rede de acesso que não precisaria ser toda liberada para acesso público, assim acabaria com a situação que existe atualmente em Itajaí, pois existem locais que o sinal de rádio não alcança, além de existir “palhaços” que interferem na comunicação em 853.112 MHz onde opera o COPOM de Itajaí.

Talvez um dia quando a situação atual mudar, todos reconhecerão que uma rede wireless municipal de acesso público e parte dessa rede ser usada para fins específicos de segurança, pode ser uma ajuda enorme para dar desfecho pacífico à muitas situações, enquanto isso……

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33943)
  • Antena Para Celular (26006)
  • Gerador Números Celular (19761)
  • Amplicador 60 W RMS (18851)
  • Os Gatos & Dúvidas (17865)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.