As Ondas Estacionárias

Esse assunto de rádio-transmissão é mesmo fascinante, e cá estou eu, me flagrei novamente escrevendo a respeito de rádio-transmissão, o que me levou a fazer isso foi a pergunta de um radioamador que deseja saber o que é potência refletida ou simplesmente refletida.

São termos que tem o mesmo significado e indicam que uma parte da potência que sai do transmissor não está sendo irradiada, e de forma perigosa, está voltando para o próprio transmissor, mas acredito que o termo “ondas estacionárias” é o mais correto para indicar a quantidade de ondas que não são transferidas para o espaço.

As ondas estacionárias surgem geralmente devido ao descasamento de impedância entre o transmissor e a antena.

Estas ondas refletidas, ou “ondas estacionárias” podem ser medidas através de um wattímetro para RF ou através de um medidor de onda estacionária, o popular medidor de R.O.E.

Se as ondas estacionárias forem muito altas pode até queimar a saída do transmissor, isso é válido para qualquer transmissor, seja de radioamador, TV ou FM, todos estão sujeitos a ficarem danificados caso a as ondas estacionárias sejam muito altas.

E, falando em ondas estácionárias, me lembrei de coisas curiosas do meu tempo de rádioamador, existem muitas coisas curiosas, mas o que deixou e deixa muitos de queixo caído é saber que, se chegarmos perto de uma antena de ondas-curtas, ondas-médias ou até mesmo FM, com uma lâmpada fluorescente a mesma se acenderá apenas com o sinal de rádio de RF presente no ar, e o brilho será proporcional a potência transmitida, e principalmente da quantidade de ondas estacionárias.

Nos casos onde a modulação da RF é em amplitude o brilho da lâmpada chega a variar de acordo com a voz ou som que faz a modulação.

É até comum entre os operadores de rádio e hobbystas usar lâmpada incandescente de baixa potência para fazer ajustes em transmissores de amplitude modulada (AM) caseiros.

O funcionamento é simples, alguns volts e corrente de algumas dezenas de miliampères ligada com uma bobina feita com algumas espiras em núcleo de ar, e ao se aproximar a lâmpada da saída do rádio de RF é induzida uma tensão na bobina e a lâmpada se acende.

Existem estações de FM, que estando em lugares de difícil acesso, são amarradas lâmpadas fluorescentes na torre com o objetivo de monitorar se o transmissor está ou não no ar, e caso a lâmpada esteja acesa, é sinal que o transmissor está no ar, ou seja, está transmitindo.

Outra curiosidade, uma antena que irradia potência acima de 100 Watts ao ser tocada causa uma pequena queimadura, dá um pequeno susto mas não machuca, pois a frequência é muito alta.

Você já observou uma torre de uma estação de rádio AM? Notou que o que parece ser a torre, na realidade já é a antena do transmissor, isso é explicado de maneira fácil, como o comprimento de onda é muito grande e seria difícil construir uma antena, e é exatamente por isto que a torre já faz o papel de antena, preste atenção em uma torre destas e observe como os estirantes são isolados por castanhas.

E tem muitas outras coisas que parecem mentira, mas que fazem parte do maravilhoso mundo da Rádio-Freqüência, ou simplesmente RF.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9580)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum