O Feio Que Resolveu

Antes montar meu provedor wireless, procurei muito por um equipamento que não deixassem aquela sensação de frustração, comprei vários roteadores, alguns muito bons e outros nem tanto, o roteador Dlink DL-524 é bom, mas em termos de potência deixa muito a desejar, o roteador linksys WRT54G é muito bom, mas também fraco de potência, 62 mW apenas, comprei outros que nem vale a pena citar, então o jeito foi procurar roteador com mais potência, já que antenas e o resto da estrutura eu já tinha, mas pegando na mão e olhando tudo, nada de comprar sem olhar “com os olhos”, e assim eu fiz.

Já havia até deixado de lado a idéia de distribuir acesso wireless para distâncias maiores, e num domingo de tarde, estava à toa, e fui dar uma volta, entrei numa loja de departamentos, e lá estavam alguns roteadores zinweel zwa-g220, nunca tinha ouvido falar da marca zinweel, curioso olhei a caixa e abri em seguida, para conhecer e fiquei até surpreso com o visual do danado, tem uma caixa feia, mal acabada e meio transparente, mas estava lá, 20 dbm na banda G e 24 dbm, na banda B, agora era preciso saber se era verdade a descrição das características.

Afinal, o linksys modelo WRT54G foi o melhor roteador que eu tinha comprado, e ele tinha apenas 15 dbm de potência e agora eu estava pegando um roteador de 24 dbm, era só testar e confirmar.

A primeira surpresa foi ao ligar o zinweel zwa-g220, já tinha minha rede toda em operação, mas o sinal era maior que o sinal do meu sistema já instalado, e olha que com antena a 12 metros de altura e compartilhando meu sinal WI-FI com casas a uma distância máxima de 250 metros, as mais distantes chegava sinal bem baixo, quase caindo a conexão ou navegando com velocidade de 1 méga bytes.

Até então, minha configuração era um modem dlink 500G e um linksys WRT54G com uma com uma antena de 8 dbi de fabricação própria, e com a antena colocada na ponta do ferro a 12 metros do solo.

Ao ligar o ZWA-G220, a conexão foi imediata com a antena original, sem colocá-lo no alto do ferro, então, coitado do linksys, ficou de canto e vai ser vendido para outro que não precise de potência.

É claro que tudo é um conjunto, é necessário modem bom, antena boa, e obviamente access point também bom, mas o segredo da eficiência está na potência do dispositivo AP que, no caso do ZWA-G220 chega aos 250mW (original), enquanto que no linksys não passava de 62 mW.

Então fui ler a respeito do equipamento e descobri que não havia erro na descrição das características do equipamento, e imediatamente entrei no web site da loja e comprei outro do mesmo modelo através da loja virtual, segue abaixo as características do AP:

Access Point Bridge Router Zinwell G-220 com 1 Porta WAN e 1 Porta LAN/WAN.

Zinwell 250 mW de Potência via Hardware com 2 Portas Ethernet.

O Zinwell G-220 é um rádio multifunção que trabalha em diferentes cenários como (AP/Router/Bridge/Cliente/WISP/WDS/AP+WDS/Repetidor), com certeza absoluta, é o mais completo rádio da categoria, com velocidades de até 54 Mbps trabalhando no padrão 802.11 b/g.

O G-220 pode trabalhar em casa ou no escritório como Roteador compartilhando internet para computadores com e sem fio, ou pode ser usado como Cliente em provedores de Internet via Rádio onde recebe o link pela Interface Wireless e compartilha para as duas portas Ethernet.

O Zinwell G-220 é fácil de configurar, pois conta um Wizard de Configuração que auxilia o usuário a configurar o rádio com telas passo a passo.

O modelo G-220 é uma evolução do modelo G-120 com a diferença de ter 1 Porta WAN e 1 Porta LAN.

Com seu firmware original de fábrica trás características como NAT, Firewall e Controle de Banda.

A maior desvantagem está na falta de portas LAN, pois conta com apenas uma LAN e uma WAN, mas é claro que essa desvantagem é rapidamente superada, considerando que o forte é o sinal do rádio.

Como o equipamento superou aquilo que eu esperava, fiz uma atualização do firmaware para wap pró 5.1 e ficou tudo em português, e por isso recomendo o equipamento, e mais uma vez vale a velha máxima: beleza não é tudo

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13874)
  • Antena Para Celular (11528)
  • Amplicador 60 W RMS (9276)
  • Os Gatos & Dúvidas (7838)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5589)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum