Particionamento do Disco

Antes de formatar o PC reavaliar a necessidade de formatá-lo, será que irá mesmo valer a pena?

Obs: Não faça experiências com partições com sistemas em uso, todos os dados serão apagados tornando impossível recuperá-los.

Sabe o que está fazendo e acha que vale a pena formatar e começar do zero? Então é interessante seguir alguns procedimentos para não ficar com aquela cara de gato que se perdeu do dono na mudança.

O planejamento é um passo importante, então salve em um lugar que não vai ser formatado, pode ser em CD-ROM ou em outro HD todos os arquivos e todas informações que possam lhe ser úteis, e para computadores multi-usuários, salvar de cada usuário, pastas, drivers, etc.

Se vai ser feita uma formatação simples, basta formatar, mas se for uma formatação planejada, com a intenção de criar partições independentes, então será necessário antes de formatar, criar partições, ou seja, dividir o HD (disco rígido) em partes.
Particionar significa dividir em uma ou mais partes, o HD, é importante notar que, só pelo fato de usar um sistema operacional, o HD já obrigatoriamente estará particionado, mesmo que só em uma parte.

Mas também é possível dividir o HD em mais de uma parte por diversos motivos, um dos motivos pode ser o de organizar o computador em sistema e/ou em arquivos comuns, outro motivo pode ser que se deseje instalar mais de um sistema operacional, ou quem sabe para usar como backup (cópia de segurança), ou para algumas tarefas de multiusuários, para simples critério de organização e/ou para otimizar a gravação de CD/DVDs, cada qual tem um motivo.

Os passos para o particionamento:

Pense se realmente existe a necessidade de formatar, pois formatar um computador requer entre outras coisas tempo e dá um certo trabalho, e não importa se o usuário é ou não é experiente, com maior ou menor freqüência, sempre existirão problemas ao formatar um PC.

Por isso bom tentar analisar e resolver cada problema que dá motivos para uma formatação, em geral, só é recomendado formatar um computador quando houver problemas sérios sem solução aparente ou quando é previsto um tempo maior do que a formatação na solução dos problemas do que para formatar o HD.

Decidiu formatar mesmo? então salve os arquivos e informações desejados em um lugar que não vai ser formatado.
Planejamento diminuí a possibilidade de erros, e para planejar a formatação é preciso adequar os passos a cada caso específico e organizar as informações, um bom exemplo disso é que é interessante anotar cada arquivo que se seja salvo, bem como onde encontrar determinados drivers e informações, com as anotações em mãos otimiza-se o tempo e o trabalho rende.

Para montar um esquema de como será dividido o seu ou os seus HDs basta definir quantas divisões serão necessárias.

– Para duas partições: uma para o sistema e outra para os arquivos pessoais.

– Para três partições: uma para o Windows, outra para o Linux e outra para os arquivos pessoais.

– Para quatro partições, uma para o Windows, outra para o Linux, outra meus arquivos pessoais, e outra para backup.

Definida a quantidade de partições é preciso definir o tamanho de cada partição, a partição onde fica instalado o windows, 5 Gb dá com boa folga, mas se for usar a mesma unidade com diversos outros programas ou jogos, editores gráficos e outros, esse valor aumenta, não sendo necessário mais que 10 Gb.

– Para 2 partições: uma para o sistema com 4 Gb e outra para os arquivos pessoais com 10 Gb.

– Para 3 partições: uma para o Windows, com 5 Gb, outra para o Linux com 5Gb, outra partição com o restante do espaço.

Uma vez feito o particionamento, é hora de formatar, mas antes de formatar é preciso reiniciar o computador para que as partições passem a ser mostradas ao sistema operacional, os procedimentos para formatar estão em outro link, localize-o no menu ao lado.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33942)
  • Antena Para Celular (26002)
  • Gerador Números Celular (19755)
  • Amplicador 60 W RMS (18847)
  • Os Gatos & Dúvidas (17864)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.