Antenas Para 3G ou 4G

No mundo inteiro muita coisa é explicada da forma que interessa para aquele que explica um assunto, pelo simples fato de ter algum tipo de interesse, isso é comum, principalmente quando se deseja vender alguma coisa.

Esse site não vende nada, o intuito é de difundir conhecimento, mesmo que isso não agrade algumas pessoas que vendem antenas e que criaram sites cujos nomes querem fazer por toda força como se fossem a única verdade.

Nem sequer aceitam o contraditório, e quem quiser denunciar esse site, pense bem, pois o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

Cada qual depende seus pontos de vista, os motivos são vários, pode ser a simples teimosia ou o interesse comercial, e por teimosia vou provar que antenas 3G não existem.

Ao vender uma lâmpada poderia sugerir que o cliente tivesse que fazer uma medição, aí se chega ao ponto em que é preciso fazer uma medição, e qual seria a pergunta correta?

Vamos medir a voltagem? Ou vamos medir a tensão?

O volt é a unidade de medida de tensão elétrica, então o correto seria perguntar “vamos medir a tensão”?, e da mesma forma, alguém pergunta: “vamos medir a amperagem?”

O correto seria perguntar: “vamos medir a intensidade da corrente elétrica?”, pois Ampère é a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.

Outro problema desse tipo está relacionado a antenas e dá oportunidade de espertinhos ofertarem produtos que nem sequer existem, pois por falta de conhecimento as pessoas dizem “estamos usando uma antena para AM” ou “estamos usando uma antena para FM”.

AM (Amplitude Modulada) é um tipo de modulação, portanto não existem antenas para AM, no caso de FM (frequência Modulada) que também é um tipo de modulação, também não existem antenas para FM.

Seguindo a mesma linha de raciocínio afirmo que antenas para 3G, 4G, AM, FM, SSB ou para qualquer outro tipo de modulação que exista ou que venha a existir, simplesmente não existem.

Por outro lado, é verdadeiro que existem antenas para as frequências que são moduladas por qualquer tipo de informação, seja modulação em áudio ou dados em qualquer modalidade.

Então, que fique claro que não importa o tipo de modulação, não existem antenas para tipos de modulação, ou alguém “corta” uma antena para algum tipo de modulação?

Eu mesmo respondo que óbvio que não, pelo simples fato que não se  “corta” antena para tipos de informações que são transportadas pelas ondas eletromagnéticas.

Algum rádio amador (de qualquer classe) algum dia “cortou uma antena para o sub-tom de alguma repetidora? Nunca, porque embora o sub-tom tenha uma frequência, ela é muito mais baixa do que a frequência das ondas eletromagnéticas da estação repetidora.

A mesma coisa acontece nas ondas médias que ainda são usadas para a radiodifusão comercial, no caso das ondas médias conhecemos o rádio com as frequências que vão da casa dos 600 KHz a 1600 KHz, onde devido as características das ondas, a modulação da portadora é feita em Amplitude Modulada, mas a faixa de frequências de operação está na faixa das ondas médias.

O tamanho ou tipo da antena não está condicionado ao tipo de modulação, o tamanho ou tipo de antena está relacionado à frequência das ondas eletromagnéticas, cuja função é exercida pelo transmissor ou receptor de rádio frequência.

Por outro lado, quando se fala em Amplitude Modulada, se fala no tipo de modulação que é empregada nos rádios de ondas médias, ondas longas e ondas curtas como rádio de AM, na faixa do HF existem equipamentos que podem modular a portadora em AM ou em FM, em todo caso, na antena não muda nada.

A modulação em amplitude faz a portadora ter seu nível alterado em função do sinal que lhe é aplicado, e a modulação em frequência faz o tamanho da faixa de sintonia se expandir.

A modulação em frequência é mais eficiente na faixa do HF (de 30 a 300 MHz), mas nada impede que seja feita em outras bandas de frequência.

Quando se fala em ondas eletromagnéticas, não importa as frequências, não é levado em conta o tipo de modulação para fabricar antenas, portanto, é muito claro e inquestionável que não existem antenas para AM, FM, 3G, 4G ou antena para qualquer tipo de modulação que é transportada pelas ondas de rádio.

Uma antena é “cortada” para uma frequência de transmissão ou de recepção, cuja fórmula básica é 142.5 divididos pela frequência (em MHz).

Vamos a um exemplo prático para a frequência: 142.5 / 100, como resultado temos 1.425, ou seja, um metro, quarenta e dois centímetros e meio.

O resultado da divisão é o tamanho da onda da rádio frequência, para meia onda dividimos o resultado por dois, e para ¼ de onda dividimos o primeiro resultado encontrado, no caso, 1.142 por quatro, o resultado será o tamanho do elemento irradiante da antena de ¼  de onda.

A fórmula com variações para obter maiores ganhos em antenas sempre é baseada na condutividade do material utilizado na confecção da antena e na frequência de operação da antena.

Ou seja, leva-se em conta a frequência onde a antena terá ressonância e não tem nenhuma importância o tipo de modulação ou o tipo de dados que a portadora fundamental irá transportar.

Então, o artigo referente a esse link é de minha autoria sim e tenho conhecimento suficiente no assunto, além disso o texto não diz mentiras como diz um certo fabricante de antenas que tenta a todo custo tirar esse site do ar.

O texto do link tem a finalidade de alertar sobre a realidade, e o denunciante se sente prejudicado por entender que ele sim, pode enganar à vontade e vender sem explicar, mas o texto citado é até mais antigo do que a criação do site dele.

Eu, o autor do texto sou formado em rádio frequência, consequentemente em antenas e em transmissão, sou formado em Rádio, Áudio e Aplicações Especiais Utilizando Rádio Frequência (RAAERF), então explico de forma rápida:

Uma antena capta o sinal emitido pelas ondas eletromagnéticas, e jamais, em nenhuma hipótese, o tipo de sinal pelo qual é modulada.

A modulação sim é detectada e tratada com um circuito auxiliar, no caso, um circuito apropriado para tratar a modulação, seja ela AM, FM, SSB, 3G, 4G ou outro tipo de modulação que seja transportado pela rádio frequência.

Não há mentiras no texto, não há fraude no texto, e realmente, antenas 3G ou antenas 4G não existem, o que existem são antenas que captam frequências e dentro dessas frequências podem existir ou não sinais 3G ou 4G ou outro tipo de modulação.

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44213)
  • Gerador Números Celular (38421)
  • Antena Para Celular (32118)
  • Amplicador 60 W RMS (23504)
  • Os Gatos & Dúvidas (22067)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.