Calcular Antenas Para Micro Ondas

A faixa de frequências que vai dos 300 MHz até 3 GHz é faixa designada de faixa do UHF, do termo Ultra High Frequency em inglês, que em tradução livre significa Frequência Ultra Alta.

A faixa do UHF é muito utilizada na transmissão e recepção de sinais de televisão, de canais em HDTV, de transceptores, Bluetooth e redes wireless.

Também é de interesse neste texto a banda do SHF, ou seja, no início da banda da faixa micro-ondas.

As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda.

As micro-ondas são usadas nas transmissões de satélite de comunicações, porque esse tipo de onda atravessa com facilidade a atmosfera terrestre.

Mas você já tentou procurar antenas para UHF ou SHF? Se já procurou encontrou aos montes, mas para vender, e como são caras, é que sempre tem um espertinho querendo engordar a conta bancária, mas deixemos esse papo de lado.

Como é fácil de perceber, existem equipamentos que ocupam frequências acima de 1 GHz até 5,8 GHz, mas o que é dificultado de fato, é a fabricação de antenas para frequências muito altas.

Pelo fato das antenas para UHF serem minúsculas, o trabalho se torna difícil e nem todos sabem, mas trabalhar com fios e solda para fazer antenas muito pequenas pode ter como resultado um desastre em termos de resultado.

Com minha experiência no assunto, passei algumas horas fazendo testes com cálculos de antenas e coloquei em linguagem de programação a fórmula para calcular antenas para frequências de 1 GHz até 10 GHz, portanto, na faixa superior da banda UHF e na faixa inferior da banda SHF.

A antena é para ser impressa em circuito impresso, quem não conhece o processo serigráfico para elaborar placas de circuito impresso pode pensar em fazer pelo processo de tinta fotossensível, não sabe nada a respeito, esqueça por ora e pesquise mais, ou tente com pedaços de fios.

Para saber as medidas da antena, é preciso saber a frequência em que ela vai ser usada, para um exemplo prático, e acredito que a finalidade maior será calcular antenas para redes sem fio.

Sabemos que as redes wlan que utilizam a faixa dos 2,4 GHz, podem utilizar de 2400 até 2483.5 MHz, então no exemplo, vamos obter as medidas para a faixa central, então 2441 MHz é nosso alvo, mas é possível obter medidas para antenas de 1 GHz a 10 GHz (9.999).

Para 2.441 MHz basta digitar no primeiro campo 2 e no segundo campo 441, e clicar em ver resultado.

No caso dos 5 GHz, a regra é a mesma: para medidas de antena para 5800 MHz, digite no primeiro campo 5 e no segundo campo 800.

Para calcular, digite a frequência completa e clique em ver resultado.

Ex. 2.441

.

Postagens relacionadas
  • Calcular Antenas 300 MHz a 1 GHz
  • Calcular Direcional de ½ Onda (VHF)
  • Calcular Yagi ½ Onda 5E Para HF
  • Calcular Antenas HF de ¼ Onda
  • Calcular Antenas VHF ¼ de Onda
  • Calcular Antenas HF de ½ Onda
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38944)
  • Gerador Números Celular (29422)
  • Antena Para Celular (28865)
  • Amplicador 60 W RMS (21230)
  • Os Gatos & Dúvidas (19572)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.