Antena Dipolo Aberto

Um tipo de antena usado por iniciantes apressadinhos da faixa do cidadão é a antena bigode de gato, recebe este nome por geralmente ser feita com dois pedaços de fio esticados e isoladores nos extremos e na parte central.

Na prática, é a antena do tipo dipolo aberto, e por ser uma antena muito fácil de ser feita é a mais comum das antenas, praticamente todo amante de rádio transmissão ou rádio recepção já viu, já montou e talvez já tenha usado uma.

O ganho da antena dipolo aberto é baixo, em torno de 1.6 dB, isso deve-se ao fato desse tipo de antena não ter um sistema de irradiação, o dipolo em si é só a parte básica do sistema de irradiação, mas o dipolo sempre será a base para antenas com ganhos maiores quando são adicionados elementos que terão como função refletir e direcionar.

As antenas podem ser de vários tamanhos e de vários tipos, no caso da antena dipolo a regra também existe e podemos realizar a montagem de antenas de onda completa, de meia onda, de ¼ de onda, e possivelmente de outras divisões de onda.

Diante disso, surge a dúvida: Qual é a melhor antena? A resposta pode parecer vaga se a resposta for: Depende das suas necessidades e disponibilidade, mas é bem isso, essa é a resposta mais adequada, como veremos a seguir.

Como exemplo, um rádio amador da faixa dos 40 metros, se ele usar uma antena dipolo aberto de onda completa, ou seja: 2 x 40 = 80, então ele precisa de 80 metros para esticar dois fios de 40 metros cada.

Se este mesmo rádio amador resolver usar uma antena de meia onda ele vai precisar de um espaço de 40 metros, pois a onda completa tem 40 metros, se vamos usar meia onda: 40 / 2 = 20, então são dois elementos de 20 metros cada.

Mas se o espaço é reduzido, também pode ser usada uma antena de ¼ de onda, então a medida é obtida dividindo o tamanho da onda por 4, ou seja: 40 / 4 = 10, então duas unidades resultado da divisão formarão uma antena de ¼ de onda para a faixa dos 40 metros e só ocupará 20 metros.

dipolo-aberto

Mas, e qual dessas antenas seria a mais adequada? Pois esse é o X da questão, o tal do “depende” ainda persiste, pois devo aliar as minhas necessidades com os meus objetivos, e o pior é que na maioria das vezes não sabemos o que existe na estação remota, em todo caso, é uma regra geral e aceita que antenas do mesmo tipo se sintonizam melhor, isso significa que a estação remota tendo uma antena de ¼ de onda terei melhores resultados com uma antena de ¼ de onda.

Mas deve ficar claro para todo iniciante do mundo da telecomunicação que a antena é o elemento mais crítico num sistema de transmissão, são muitos os fatores que influenciam no seu desempenho, e mesmo aparentando estar tudo tecnicamente perfeito pode haver algo errado e de difícil solução.

Pela experiência obtida, posso afirmar sem medo de errar e com todas as letras que coisas que aparentam ter pouca importância podem modificar as características de uma antena.

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.