Alarme de Porta Aberta

Um alarme para evitar que portas (ou janelas) permaneçam abertas ajuda na economia do consumo de energia e também torna o ambiente mais seguro, o problema é o esquecimento, pois a gente passa e sempre esquece de ligar ou desligar algum botão.

O circuito proposto neste texto tem como finalidade avisar que a porta (ou janela) foi aberta, e quando ela for fechada, automaticamente cessa o aviso, para quem gosta de segurança, o circuito avisa que a porta foi aberta e foi fechada em seguida.

De um modo geral, ao pressionar uma chave (SW1) o relê tem sua bobina energizada e atraí o mecanismo fazendo com que os contatos do relê se encostem e permitam a passagem de corrente.

Sendo assim, haverá passagem de corrente e a consequente alimentação de uma sirene, uma lâmpada ou qualquer outro equipamento que os contatos do relê suportarem, por isso a especificação técnica do relê deve ser levada em conta.

No toque seguinte na mesma chave (SW1) faz com que o circuito fique na condição e espera (stand by), o interessante é que a mesma chave tanto liga quanto desliga a carga.

Para isso, SW1 que é do tipo normalmente aberta deve ser instalada de forma que quando a porta abrir a chave feche os contatos (liga), a chave (SW1) não pode permanecer fechada, se isto acontecer, ao abrir a porta não acontecerá nada, e o desejo é que o sinal emitido pare.

No caso de dificuldades com a chave, um reed switch executa bem a função, desde que um imã seja estrategicamente instalado para que quando a porta for aberta ou fechada o campo magnético do imã atue nos contatos do reed switch, sem deixá-los encostados.

O que precisamos é de apenas um contato instantâneo, por isso a instalação deve ser feita de forma que o imã atue sobre os contatos do reed switch e os deixe livres da ação magnética quando a porta (ou janela) estiver totalmente fechada ou totalmente aberta.

O coração do circuito é um CI do tipo 555 na configuração bi-estável, C1 é de 2,2 uF, não é crítico e qualquer valor entre 1 uF e 10 uF funciona perfeitamente, R1 e R2 formam um divisor de tensão, R3 carrega C1, R4 limita a corrente que saí do CI 555.

VR1 é um trimpot, nele deve ser feito o ajuste do timbre sonoro que será emitido quanto o circuito estiver acionado, Q1 é um transistor NPN de sinal, BC 548 ou equivalentes servem, Q2 é um transistor do tipo BD 140, é um transistor de média potência e é do tipo PNP, qualquer transistor PNP de média ou alta potência serve, sempre lembrando que a disposição dos terminais mudam para tipos de transistores diferentes.

C3 e R5 determinam o tom gerado, com os valores sugeridos o timbre é bem chato e certamente muitos voltarão fechar a porta.

A alimentação pode ser com tensão de 6 a 12 volts, com tensão maior o volume sonoro. será maior, em todo caso, a alimentação não deve ser maior do que 15 volts.

ibytes_alarme_de_portas

Postagens relacionadas
  • Eliminador Baterias
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (35991)
  • Antena Para Celular (27163)
  • Gerador Números Celular (23327)
  • Amplicador 60 W RMS (19930)
  • Os Gatos & Dúvidas (18459)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.