Proteja Portas e Janelas

Alarme simples não significa que não é eficiente, além disso, qualquer proteção é sempre bem vinda, o problema às vezes é o custo de um alarme, mas é possível montar um alarme com um custo mínimo e que seja muito eficiente.

As características do alarme com a finalidade de avisar que uma ou mais portas ou janelas foram abertas (ou violadas) não precisa ser exatamente algo enorme.

O circuito que apresento abaixo é de um alarme de violação de janelas e/ou portas, o sensor utilizado nos testes foi o reed switch, a escolha deve-se pela ligação facilidade em longas ligações.

O circuito permite que um conjunto de red switch seja instalado em série, cada um deles com um imã próximo de forma a manter o contato fechado.

O imã e o reed switch deve ser instalado de forma que ao abrir a porta (ou a janela) o imã se afaste do reed switch se comporte como uma chave aberta, assim o circuito eletrônico é acionado emitindo um som de aviso.

Cada conjunto imã e reed deve ser instalado de forma independente e no final optar por realizar as ligações em série ou em paralelo.

Minha opinião é que a ligação em série é melhor, porque é possível proteger grandes áreas com apenas uma perna de fio, e no caso de rompimento do fio por algum gatuno que vier a se achar espertinho, o alarme avisará do mesmo jeito.

O circuito funciona com tensão de 3 a 12 volts, os testes foram feitos com o transistor BD 139, para potência maior, escolha um alto falante maior e troque o BD 139 por um TIP 122, o restante do circuito não precisa de nenhuma alteração.

O circuito foi criado para ser ligado dentro de casa e quando a pessoa sair é que o alarme será ligado, liga-se o circuito e em seguida pressiona-se SW1, pelo tempo determinado por C1 é que o circuito permanece bloqueado.

D1 permanece aceso enquanto a descarga de C1 não se completa, durante esse tempo a ação dos reed switchs não tem efeito, quando D1 se apagar, passa a fazer efeito o tipo de ligação dos reed switchs.

Lembrando que o reed switch sozinho não serve como sensor, ele precisa de um campo magnético para fazer com que os contatos internos se encostem e conduzam corrente, por é que um imã é o que faz o sistema funcionar.

A sugestão é que o imã fique instalado na parte móvel da janela ou porta, o reed switch deve ser instalado no batente, o modo de ligação em série ou em paralelo do reed é uma questão de opção.

C2 e R4 determinam o tipo de som que será emitido pelo alto falante, C4 ajuda a filtrar a tensão, se a alimentação for feita por pilhas C4 pode ser dispensado, R1 mantem as portas do CI CD4093 em estado baixo, C1 determina o tempo em que o circuito fica ligado mas em condição de espera.

R2 limita a corrente em D1, R3 polariza a porta CI CD4093 mantendo a saída da porta corresponde em estado baixo, C3 faz o acoplamento do sinal gerado por C2 e R4 na base de Q1.

O alto falante deve ser instalado em local onde possa ser ouvido no caso de ativação do alarme.

Segue abaixo o esquema eletrônico e a sugestão para a placa de circuito impresso, embora a imagem seja maior, a impressão deve ser de 6.5 cm por 6.5 cm.

Observe a posição de montagem do CI CD4093, o pino 7 é o negativo da alimentação e o pino 14 o positivo da alimentação, demais pinos basta seguir o esquema.

ibytes_proteger_portas_jane

ibytes_prot_port_jan_pcb

Postagens relacionadas
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Faróis Apagados?
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33861)
  • Antena Para Celular (25948)
  • Gerador Números Celular (19521)
  • Amplicador 60 W RMS (18788)
  • Os Gatos & Dúvidas (17829)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.