Alarme de Abertura

A segurança das pessoas não tem preço e com a bandidagem cada dia mais violenta e sem escrúpulos é preciso se prevenir, e um dispositivo qualquer por mais simples que possa parecer ajuda muito na hora que alguma coisa errada está acontecendo.

O circuito proposto avisa que uma porta ou uma janela foi aberta, assim dá tempo de tomar alguma atitude, mesmo que seja a de fugir do ambiente, afinal, bens podem ser obtidos novamente, mas a violência durante um assalto causa traumas que podem durar por muito tempo.

O circuito eletrônico proposto avisa quando uma porta ou uma janela for aberta emitindo um sinal sonoro com potência suficiente para ser ouvida no ambiente onde estiver o buzzer.

A base do projeto é um circuito integrado CMOS 4093 com 4 Portas Nand Schmitt Trigger, esse circuito integrado pode ser alimentado por tensão de 3 a 15 volts, nesse circuito a sugestão é 12 volts devido a facilidade, já que existem muitas baterias e fontes prontas com 12 volts.

No projeto original o sensor de abertura de porta é uma chave de pressão do tipo normalmente fechada, essa chave deve ser colocada na estrutura da porta ou da janela de forma que CH1 permaneça no estado aberto, ou seja, chave desligada.

Nada impede de serem colocadas várias chaves iguais em série e assim com apenas um circuito proteger várias portas ou janelas.

ibytes_sensor_portas_esquem

Detalhes do funcionamento:

Quando a porta ou janela for aberta (quando o sensor passa para fechado), o capacitor C1 é carregado através de R1 e do sensor até atingir o ponto onde a as chaves internas do circuito integrado 4093 alterem sua condição de saída de alto (HI) para baixo (LO), isso acontece no pino 3 do CI.

A segunda porta do CI funciona como reforçador, a saída da segunda porta vai para o estado alto (HI) e permite que o um oscilador formado por C2, R3 e pela porta 3 do CI gere um tom audível, note que C2 e R3 são responsáveis pelo tom que será reproduzido no buzzer.

A quarta porta do CI 4093 é usada como reforçador, a finalidade é fornecer potência suficiente para excitar o transdutor piezo, que quanto maior for seu diâmetro melhor será a resposta, nos testes foi usado um transdutor de 3 centímetros.

A condição de espera é quando o pino 13 do CI 4093 está em estado baixo (LO), com ajuste apropriado, ou com baixa intensidade de luz, o pino 12 do CI não permite que o sinal passe para o pino 11, que é a saída da quarta porta do circuito integrado.

Quando o pino 13 do CI estiver em estado alto (HI) a quarta porta recebe o sinal e amplifica e permite a passagem e aplica o sinal no elemento piezo, o sinal é de onda quadrada, com pico a pico na amplitude igual à tensão de alimentação.

O sensor de luz ambiente tem como base VR1, que pode ser um trimpot ou potenciômetro de 270K, só um dos terminais laterais e o terminal central são utilizados em série com um LDR para formar um divisor de tensão, o nível de tensão é que fazer com que o pino 12 do CI faça o chaveamento de acordo com a luz ambiente.

O circuito só emite sinal sonoro se a resistência do LDR for maior do que a resistência ajustada em VR1, no caso de não interessar essa opção, o LDR pode ser substituído por um resistor de 150K e conectar o pino 12 do CI diretamente ao positivo da alimentação.

A placa de circuito impresso sugerida é mostrada na figura abaixo, observe o tamanho.

ibytes_sensor_portas_layout

O aspecto final da montagem é mostrado na imagem a seguir.

ibytes_sensor_portas_vista

Lembre-se de instalar corretamente os sensores e fazer os devidos testes, tenha em mente que um alarme ajuda bastante, mas não confie a sua vida e de seus familiares num alarme, ele apenas avisa sobre um possível perigo.

Postagens relacionadas
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Faróis Apagados?
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33769)
  • Antena Para Celular (25899)
  • Gerador Números Celular (19404)
  • Amplicador 60 W RMS (18752)
  • Os Gatos & Dúvidas (17805)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.