Ajustes Causam Defeitos

Todo mundo tem suas falhas, eu também me incluo nessa lista, mas tem coisas que nos parecem absurdas, dia desses alguém me ligou desesperadamente, eram 8,15 da manhã, e isso lá é hora de ligar para quem fica acordado até de madrugada?

Claro que quem estava do outro lado da linha tinha seus problemas e na hora do aperto lembrou de mim, depois de alguns procedimentos sugeridos através da conversa telefônica não foi possível solucionar o problema, que aparentava ser simples, e pela descrição era mesmo.

O sintoma apresentado pelo computador é até comum, ele ligava e pelo ruído que era gerado na parte interna da CPU o boot era completado, porque depois de uns dois minutos o ruído cessava e o LED vermelho que indica a leitura ou gravação de dados parava de piscar.

A cliente estava desesperada, tinha que imprimir planilhas e o computador não ligava, cheguei no local e fui recebido com cafezinho e tudo, gentilmente ela pediu que apressasse o trabalho no sentido de sanar o problema, liguei a CPU e constatei que a descrição do problema tinha sido informada corretamente.

Confirmei se o monitor estava ligado, o LED verde acesso confirmava que estava ligado, passei a parte de trás da mão próximas ao tubo de imagem, para sentir se havia alta tensão, e havia, então tinha que estar funcionando, sim, era um monitor antigo, melhor se fosse LCD, mas não era.

Sem me apressar no diagnóstico, perguntei pelos procedimentos do dia anterior, afinal, podia ser uma configuração da placa de vídeo que alguém poderia ter mexido ou alguma coisa parecida em se tratando de configuração, a cliente relatou que no dia anterior de manhã e à tarde foi tudo normal, o computador funcionava normalmente e ninguém a não ser ela mesma mexia naquele computador, mas à noite quando ligou o defeito apresentado era o de não aparecer nada na tela.

Perguntei se havia feito uma troca de monitor para testar, a resposta já foi NÃO e um pouco ríspida (disse que ali não era oficina), diante do nervosismo não dei importância para os nervos da cliente, resolvi testar o monitor, carrego comigo um EEEPC 710, que, aliás, muitos chamam de lixo, mas eu chamo de ferramenta, e conectei o monitor nele e para minha surpresa, o monitor não funcionou, acendia, mas não mostrava nada na tela.

Um monitor reserva e funcionando corretamente era a solução, conectei um monitor Black & White de 8 polegadas no computador da cliente e a tela mostrava os dados nas cores do monitor, a solução era evidente, tinha que trocar o monitor.

Ela aproveitou para imprimir o material e pediu o monitor emprestado até que eu devolvesse o dela consertado, concordei e já ia batendo em retirada, e eis que aparece um garotinho, era filho da cliente, aparentava uns três anos, em tom de brincadeira fiz a acusação de que tinha sido ele que havia estragado o computador da mãe, na maior inocência, ele disse: “Não tio, eu só mexi naquelas rodinhas que tem em baixo”.

Então me ocorreu algo de anos atrás, onde uma faxineira tinha limpado um monitor e sem querer tinha alterado os ajustes de brilho e contraste, conectei novamente o monitor no meu EEEPC e conferi os ajustes, e naquele momento ficou comprovado que não havia defeito, apenas haviam sido alterados os ajustes do monitor.

Com o problema resolvido, café tomado, e minha visita cobrada, chegou a hora de eu seguir meu caminho, agora eu pergunto, quantos de vocês já cobraram por um conserto que nunca foi feito?

O desespero da cliente também contribuiu para o agravamento da situação, claro que eu também poderia ter alterado os ajustes antes de dar o diagnóstico, então fica aí a dica: Diante de grande problema, a solução pode estar numa pequena ação, menor e mais barata que o tamanho de um pingo de solda, como por exemplo, “mexer numas rodinhas” de ajustes.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14867)
  • Antena Para Celular (12295)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8321)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum