Aerador Eletrônico

Amplamente divulgado pela mídia, poucos são os que não sabem que a água parada é elemento essencial do ciclo de vida dos mosquitos transmissores de doenças como a malária, a microcefalia, a dengue, o zika vírus, a chikungunya e provavelmente muitas outras doenças.

Laboratórios trabalham desesperadamente na busca de vacinas e remédios para amenizar o sofrimento daqueles que foram infectados pela doença, e quem não foi infectado ainda, deve se proteger de todas as formas.

Descartar lixo em locais não apropriados é uma das formas de prevenção, pois a menor pocinha de água parada é um local apropriado para que o mosquito fêmea deposite seus ovos e dê continuidade na vida dos mosquitos que espalham doenças.

Fiscais da vigilância sanitária visitam as casas e solicitam (até exigem) que o menor dos possíveis focos sejam eliminados, mas existem possíveis focos que são necessários, esses focos são pequenos reservatórios, que podem ser tambores que captam água da chuva ou os reservatórios para uso doméstico, as populares caixa d’água.

Por mais bem tampados que possam estar, os mosquitos procuram um lugar com água parada para depositar seus ovos, como não tem como esvaziar alguns tipos de reservatórios, o negócio é inventar algo que faça com que a água não fique parada, é nesse ponto que entra esse projeto eletrônico.

Sabendo que o mosquito não tem interesse por água em movimento, podemos repeli-lo apenas fazendo agitação na água, e isso de forma eletrônica, sem ficar indo de minutos em minutos agitar a água.

O circuito sugerido é de fácil construção, com componentes comuns e baratos, o coração do circuito é o conhecido CI 555, que com alguns componentes adicionais executa a função de oscilador lento.

C1 é um capacitor eletrolítico, esse capacitor determina o tempo de acionamento do motor, R1 e R2 também são responsáveis pelo tempo em que o motor fica ligado, estrategicamente, preferi deixar o motor mais tempo desligado do que ligado.

Mas para quem quiser fazer tempos iguais, R2 deve ser 10 vezes maior do que R1, como exemplo, se R1 for 10K ohms, R2 deverá ter 100K ohms, aí é só encontrar o valor do capacitor C1 de acordo com o gosto de cada um.

R4 é um LDR, ou seja, um resistor dependente da luz, é um tipo de resistor que varia de resistência à partir da luminosidade ambiente, no circuito proposto ele vai fazer com que o agitador de água não funcione durante a noite, porque não será necessário.

Assim, haverá economia de energia, o ajuste de sensibilidade é feito no trimpot de 33K ohms, o trimpot não é crítico, já que na escuridão a resistência máxima do LDR é maior do que 1M ohms, sob luz muito brilhante, a resistência mínima é de aproximadamente 100 ohms.

C2 é de estabilização do circuito, não é um componente crítico e valores próximos funcionam perfeitamente.

R3 é de 560 ohms e tem como função proteger o CI 555 e polarizar o transistor Q1, que no circuito sugerido é um BD139, trata-se de um transistor NPN de média potência, outros transistores NPN podem ser testados, como BD 137, BD 135, TIP31, TIP41, lembrando que transistores mais potentes precisam de polarização maior, para transistores do tipo TIP R3 pode ter valor de 330 ohms.

A bomba utilizada nos testes foi dessas que joga água no para-brisas, portanto, uma bomba de água de uso automotivo, existem muitos locais onde é possível obter uma bomba dessas a valor bem baixo.

Em até 500 litros de água uma bomba dessas faz o movimento necessário na água para evitar que os mosquitos depositem seus ovos, não é preciso fazer marolas nem ondas, apenas movimentar a água é o suficiente.

OBS: Não confundir o projeto descrito aqui como se fosse um aerador de aquário que tem como função de oxigenar a água, na função aqui descrita a água será bombeada e retornará para sua origem, pedaços de mangueira compatíveis com a saída e a entrada da bomba devem prever essa função.

Obviamente que ao bombear a água e fazer ela retornar, bolhas de ar serão criadas, assim, além do movimento da água também haverá a oxigenação da água, mas nos interessa apenas que a água se movimente.

Para grandes volumes de água, como uma piscina, acesse aerador para piscinas.

Se gostou, não é pedir demais que compartilhe com seus amigos do facebook ou do G+

Postagens relacionadas
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Bloqueador de Sinal GPS
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Eliminador Baterias
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43690)
  • Gerador Números Celular (37900)
  • Antena Para Celular (31823)
  • Amplicador 60 W RMS (23212)
  • Os Gatos & Dúvidas (21772)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.