Solução Acesso Lento

Não importa se o acesso é de linha discada, ADSL ou 3G, o fato é que o acesso à internet é pago, mas por motivos não informados pelo seu provedor de acesso à internet a visualização sites é lenta.

Como sempre, desejamos um acesso à internet pelo menos aceitável se comparado ao que é pago, mesmo nos acessos gratuitos, que de gratuitos não tem nada, é esperada uma conexão razoável, no acesso gratuito não existe suporte, mas quando o acesso é pago, o jeito é ligar para o serviço de atendimento ao cliente do provedor de acesso à Internet.

Quem liga para um serviço de atendimento qualquer deve estar bem preparado, preferencialmente ter tomado um bom chá de paciência, relaxado bastante, estar de bem com a vida e ter um bom gosto musical.

Então disca o número 0800 mais alguma coisa e depois deve escolher entre as várias opções de um menu geralmente confuso ele está na opção certa para ser atendido, e depois várias “reprises” de uma inesquecível trilha sonora acompanhada de propaganda de serviços da própria empresa, é chegada a hora do atendimento: o atendente confere todos os seus dados como se não soubesse a origem da ligação, mas enfim, confere as suas configurações, realiza um teste de banda e a resposta é que está tudo ok, ou seja, não existe nada de anormal com a sua conexão.

Se os contatos forem insistentes com o mesmo problema e sendo uma linha de telefone fixo, é provável que mediante uma taxa, um técnico da empresa faça uma visita no endereço das instalações, ele vai fazer o mesmo que você já fez várias vezes auxiliado pelos atendentes dos malditos 0800: conferir os cabos na caixa de entrada, fazer um teste de ping e, sem encontrar a solução, assina uma ordem de serviço indicando que nenhum problema foi encontrado e vai embora, e essa é realidade do prestador de serviço de acesso à internet no Brasil, e é óbvio que é a mesma realidade para o consumidor.

Nem os órgãos de defesa do consumidor (PROCON) que geralmente são cabides de emprego conseguem fazer alguma coisa, e fica o consumidor sem solução, ou aceita o serviço como está ou fica sem nada, muitos pensam que não existe nada a fazer.

Mas existe uma solução bem simples e gratuita e que geralmente resolve o problema de conexão lenta, e que também pode resolver o seu problema, basta que seja utilizado elemento que é de fundamental importância para que a conexão funcione bem, o elemento chama-se servidor de DNS, cuja função é traduzir os nomes de domínios em seus números de IP correspondentes.

No Brasil, são raros os servidores de DNS que funcionam de forma otimizada, a grande maioria dos provedores de internet são lentos para resolver os nomes de domínios, o resultado é que as páginas demoram a abrir, mesmo que o usuário tenha uma enorme banda contratada sobrando.

Quando o problema de lentidão é a demora em resolver os nomes de domínios, ao invés de utilizar os números fornecidos pela empresa, utilize o OpenDNS, este serviço é gratuito e confiável, ele faz uma rápida busca e traduz os endereços, que são usados a cada vez que um e-mail é enviado, uma página de internet é aberta, ou qualquer outra ação que solicite algum endereço na internet. O OpenDNS utiliza uma base de dados inteligente que ajuda o usuário com sua rede de alta performance, sendo bem distribuída geograficamente e acompanhada por servidores redundantes, o resultado da rapidez é principalmente porque o serviço responde as solicitações da conexão utilizando o servidor que estiver mais próximo, é isso que torna tudo mais rápido e confiável.

Para utilizar os serviços do OpenDNS não necessário instalar nada no computador, e o serviço funciona em qualquer sistema operacional, a renda da empresa tem origem na exibição de propagandas e anúncios apenas nos sites que forem digitados errados, portanto, ele não interfere na navegação do usuário.

Bem, não é preciso instalar nada, mas uma pequena configuração na conexão de acesso à internet é preciso fazer, mas é coisa bem simples: é só modificar a configuração de DNS.

Usuários Windows 98SE, Windows 2000, XP ou Vista sigam os seguintes procedimentos:

– Entre no painel de controle, abra as conexões de rede e selecione o seu dispositivo de interface com a Internet.
– Clique em propriedades e selecione o protocolo de Internet (TCP/IP).
– Clique em propriedades.
– Preencha o campo de DNS primário com o IP 208.67.222.222 e campo DNS secundário com IP 208.67.220.220 e aplique as configurações.
– Reinicie o computador e experimente a nova velocidade de conexão.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33943)
  • Antena Para Celular (26005)
  • Gerador Números Celular (19761)
  • Amplicador 60 W RMS (18850)
  • Os Gatos & Dúvidas (17865)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.