Tecnologias Celulares

Este texto aborda as tecnologias utilizadas em equipamentos sem fios móveis.

A melhor maneira para descrever as tecnologias sem fios móveis é de estudar os serviços dos telefones celulares.

A indústria dos celulares até hoje percorreu uma grande distância, seguindo dois caminhos.

No Estados Unidos seguiram o caminho do CDMA (Code Division Multiple Access), e na Europa segui-se o caminho do GSM (Global System for Mobile Communications).

As duas tecnologias evoluíram das comunicações analógicas para a comunicação digital, e os dois continentes focaram inicialmente nas tecnologias de voz conhecida por 1G e 2G.

Ultimamente, sendo a focagem em tecnologias que traz voz, dados e também vídeo, sendo esta tecnologia conhecida como 2.5G e 3G.

A introdução da tecnologia de semicondutores e dos microprocessadores mais pequenos tornou a tecnologia de celulares mais sofisticados uma realidade no fim dos anos 70 e no início dos anos 80.

A primeira tecnologia 1G começou o rápido crescimento da industria de celulares, sendo Sistema Avançado de Telefones Móveis (AMPS – Advanced Mobile Phone Systems), Sistemas de Comunicação de Acesso Total (TACS – Total Access Communication System) e Telefones Móveis Nórdicos (NMT – Nordic Mobile Telephone) os sistemas mais predominantes.

Mas os sistemas analógicos não forneciam um sinal de qualidade desejada para um sistema de voz, estes sistemas foram o início para o crescimento da indústria para os sistemas digitais caracterizado por 2G.

Tecnologias da Segunda Geração = 2G

A necessidade de uma transmissão de melhor qualidade e capacidade foi a razão para o desenvolvimento dos sistemas 2G e o início dos sistemas dos celulares digitais.

Companhias dos Estados Unidos como o Sprint PCS tomaram o rumo de sistemas CDMA, enquanto o resto do mundo escolheu o sistema GSM.

Celulares de banda dupla foram criadas para permitir a passagem pelas áreas digitais 2G e analógicas 1G.

Os sistemas CDMA e GSM 2G não são compatíveis, mas a com globalização do mercado e economias de todo o mundo para a mobilidade de dados, surgiu o desenvolvimento das tecnologias 2.5G e 3G.

Ambas seguem um caminho para convergir os sistemas GSM e CDMA para um sistema que funciona mundialmente, pois os sistemas 2.5G e 3G fornecem completa mobilidade para sistemas de voz, dados e vídeo.

Tecnologias da Geração 2.5 = 2.5G

Com o início da convergência surgiu o desenvolvimento de novos protocolos criados para otimizar a largura de banda limitada.

O Protocolo de Acesso Sem Fios (WAP – Wireless Access Protocolo) foi uma das primeiras especificações dos protocolos criados para chegar ao desafio de criar aplicações mais eficientes para os ambientes sem fios.

O Pacote Geral de Serviços de Rádio (GPRS – General Packet Radio Service) foi criado para fornecer um sistema de comutação de pacotes ao da arquitetura de comutação de circuitos de voz, GSM.

O GPRS tenta aumentar a taxa de transmissão quatro vezes em comparação aos sistemas GSM, utilizando um IP permanente na ligação entre o celularl e a Internet.

O EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution) foi criado como mais uma extensão para a taxa de dados da GSM, mas não é limitado a GSM Base-TDMA (Time Division Multiple Access).

EDGE utiliza a mesma estrutura do TDMA, e utiliza um canal lógico e uma portadora de 200 kHz de largura de banda como os sistemas GSM atuais.

A aceitação do EDGE no mercado é limitado, é possível que as operadoras de celulares passem dos sistemas GSM/GPRS diretamente para sistemas 3G.

Tecnologias da Terceira Geração = 3G

A promessa das tecnologias 3G é a habilidade de suportar aplicações como vídeo que requer maior largura de banda.

Esta capacidade é conhecida por Banda Larga e geralmente refere bandas superiores a 1 Mbps.

CDMA de banda larga e CDMA2000 são duas versões de sistemas desenhados para atingir as necessidades, mas ainda não são globalmente compatíveis.

Um grupo chamado 3GPP (Third-Generation Partnership Project) foi criado para desenvolver um protocolo 3G que é compatível globalmente, para o funcionamento global ser uma realidade, este mesmo grupo desenvolveu o protocolo chamado UMTS (Universal Mobile Telecommunications System).

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43703)
  • Gerador Números Celular (37917)
  • Antena Para Celular (31836)
  • Amplicador 60 W RMS (23222)
  • Os Gatos & Dúvidas (21781)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.