Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação, é bom ressaltar que da equipe de manutenção preventiva é que advém maior produtividade e maior eficácia.

A manutenção preventiva é feita baseada em instalações atualizadas, no almoxarifado racionalmente organizado, e em contato permanente com a equipe de manutenção, além de ter disponível sempre boa quantidade dos itens que possam ser requisitados, preferencialmente, acima do ponto crítico de encomenda.

Os contratos estabelecidos com entidades nacionais ou internacionais devem ser bem estudados, principalmente no caso de equipamentos de alta tecnologia cuja manutenção no local seja impossível.

Não devem ser descartadas a reciclagem e atualização periódica dos chefes e dos técnicos de manutenção, além de manter um registro dos defeitos reparados pela manutenção corretiva, e o tempo que levou para fazer o reparo, além do registro das perdas de produção devido as paradas feitas para fazer a manutenção.

São necessários estudos estatísticos, estado do equipamento, local de instalação, condições elétricas que o suprem, dados fornecidos pelo fabricante, condições de funcionamento, pontos e periodicidade de lubrificação, entre outros.

As vantagens em realizar a manutenção preventiva são inúmeras, entre elas está a diminuição do número total de intervenções corretivas que ocorrem em momentos inoportunos, como por exemplo em períodos noturnos, nos fins de semana, ou durante períodos críticos de produção e de distribuição, e principalmente a vantagem do aumento considerável da taxa de utilização anual dos sistemas de produção e de distribuição.

Para que a manutenção preventiva funcione é necessário que exista a diminuição do número total de intervenções corretivas, a manutenção preventiva certamente mostrará resultados, entre eles está a diminuição do número de intervenções corretivas e o aumento considerável da taxa de utilização anual dos sistemas de produção e de distribuição.

A existência de um escritório de planejamento da manutenção composto pelas pessoas mais altamente capacitadas da manutenção e tendo funções de preparação de trabalho e de racionalização e otimização de todas as ações.

Uma equipe de responsabilidade certamente irá contar com uma biblioteca organizada contendo manuais de manutenção, manuais de pesquisas de defeitos, catálogos construtivos dos equipamentos, catálogos de manutenção com dados informados pelos fabricantes, e desenhos atualizados do projeto.

Também devem existir fichários contendo informações de fichas históricas dos equipamentos com registro das manutenções efetuadas e dos defeitos encontrados.

Não devem ser ignoradas fichas de tempos de reparo, com cálculo atualizado de valores médios, importantes também são as fichas de planejamento prévio normalizado dos trabalhos repetitivos de manutenção.

Nestas fichas, as anotações devem conter a composição das equipes de manutenção, materiais, peças de reposição e as ferramentas, com a seqüência lógica das várias atividades implicadas.

Devem existir também planilhas nas quais sejam mostrados os trabalhos em curso e os trabalhos a realizar no futuro, as planilhas devem estar em duplicidade, uma cópia na oficina e outra com o chefe da manutenção.

É necessário que exista um serviço de emissão de requisições ou pedidos de trabalho, contendo a descrição do trabalho, os tempos previstos, a lista de itens a requisitar e a composição da equipe especializada.

Alguém deve executar um serviço de controle, a pessoa ou a equipe deve estar habilitada a calcular dados estatísticos destinados à confiabilidade e à produção, esta mesma equipe deverá emitir mapas de rotinas diárias.

Para grandes empresas deve existir um serviço de emissão de relatórios resumidos das grandes manutenções periódicas.
É altamente recomendável que existam interações organizadas com o almoxarifado e os serviços de produção.

O objetivo deste tipo de manutenção é prevenir possíveis falhas nos equipamentos ou sistemas através da manutenção, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11623)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7886)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum