Fontes de Alimentação

A fonte de alimentação tem como função transformar a energia elétrica que vem das concessionárias em forma de corrente alternada em energia elétrica de corrente contínua, que é a forma de alimentação de cargas que precisem de energia na forma de corrente contínua.

Uma fonte de alimentação transforma a corrente alternada em corrente contínua, e também pode baixar ou elevar o nível de tensão, também existem fontes que somente baixam ou elevam o nível de tensão, outro tipo de fonte é o tipo que mantém o mesmo nível de tensão porque sua função é apenas isolar o circuito da rede de energia elétrica.

O tipo de fonte mais comum é o que isola o circuito da rede de energia elétrica e baixa o nível de tensão e transforma a tensão alternada em tensão contínua, esse tipo de fonte de alimentação é chamada de fonte do tipo linear e é o tipo de fonte mais comum, talvez pela simplicidade na montagem.

Existem vários tipos de fontes, cada tipo de fonte é projetado para um tipo de função, por isso tem especificações de nível de tensão e de corrente máxima na saída, cada fonte tem componentes adequados para a função que vai executar num circuito eletrônico, como definição de fonte podemos afirmar que uma fonte é um aparelho ou um dispositivo eletrônico que formado por quatro blocos de componentes elétricos:

1) Um transformador de força, que aumenta ou reduz a tensão,
2) um circuito retificador,
3) um filtro capacitivo ou indutivo, ou ambos,
4) e um regulador de tensão nas fontes mais elaboradas.

Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, no estágio seguinte é retificada por diodos ou por uma ponte de diodos retificadores, o objetivo da retificação é separar os ciclos positivos ou os ciclos negativos para que possam ser usados, e a seguir estes ciclos são filtrados para reduzir o ruído da freqüência da rede de energia (riple de 50/60 Hz) e finalmente, a tensão e corrente de saída são regulados por um circuito regulador de tensão, a partir da regulagem, a tensão está pronta para ser usada por dispositivos eletrônicos.

Existem vários tipos de fontes, atualmente vem se tornando muito popular o tipo de fonte de alimentação chaveada, esse tipo de fonte é muito comum em televisores, DVDs, computadores, etc.

Nas fontes chaveadas, a alimentação é feita com tensão alternada em uma etapa retificadora de alta ou de baixa tensão, a filtragem é feita através de capacitores e a tensão que sobra é comutada (ou chaveada), ou seja, a tensão é transformada em tensão alternada de alta freqüência utilizando transistores de potência.

A energia que foi chaveada passa por um transformador (geralmente pequeno), cuja função pode ser elevar ou baixar o nível da tensão, e finalmente a tensão é retificada e filtrada.

Nas fontes chaveadas a regulagem da tensão de saída é controlada por um circuito de controle com realimentação que funciona de acordo com o nível da tensão de saída que altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, e então o circuito regulador ajusta a tensão de saída para o valor desejado e pré-definido no projeto da fonte.

A fonte chaveada tem como principal vantagem o rendimento de potência, pois a potência é maior e a perda por calor gerado é bem menor do que nas fontes lineares.

Outra vantagem é não necessitar transformadores enormes e pesados, por isso é que as fontes chaveadas mesmo de potência elevada são menores e bem mais leves.

Como desvantagem, a fonte chaveada emite ruídos e radiação de alta freqüência devido à alta freqüência de chaveamento, mas cada situação é uma situação diferente, por isso a escolha do tipo de fonte a ser utilizada pode fazer a diferença.

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11623)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum