A Vida Útil das Midias

Dependendo do fabricante, a vida estimada dos discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW com composto químico baseado em cianina (aquela cor verde na superfície de gravação) variam de mais de dez anos a cem anos.

Todos os discos baseados no composto phtalocianina (aqueles com cor dourada na superfície de gravação), entretanto, devem durar supostamente mais de cem anos.

É realmente impossível avaliar com certeza quanto tempo os dados gravados em discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW durarão, o que é mais provável é que ocorra a obsolescência tecnológica dos leitores e gravadores de CDs nos próximos anos.

O tempo estimado de duração das mídias é baseado em testes de envelhecimento acelerado que expõem os discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW a altos níveis de luz, temperatura e umidade, ou seja, são feitas estimativas de duração dos CDs com testes de laboratório.

Para aqueles que usam a mídia CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW como meio de distribuição de programas e dados, a vida útil desse meio não é tão importante.

Por outro lado, aqueles que desejarem usar o CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW para fins de arquivo permanente devem compreender também que se os discos durarem os estimados cem anos ou mais, a tecnologia exigida para ler os discos, atualmente computadores, sistemas operacionais e drives, certamente estarão obsoletos em menos de 15 anos.

Cada tipo de disco CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW certamente durará mais do que os drives que os tocam ou lêem.

Os CDs baseados cianina são mais sensíveis a luz do sol, o que pode encurtar sua vida útil.

Os discos baseados em phtalocianina, ao contrário, são menos sensíveis à luz do sol, o que pode aumentar sua vida útil.

Na vida real, exposição aos raios solares pode não ser tão danosa quanto o mau manuseio, que pode resultar em arranhões e sujeira na face de leitura e gravação do disco.

Em ambos os casos, os discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW podem provar ser mais estáveis por longos períodos d
e tempo do que os discos produzidos industrialmente, porque a camada reflexiva dourada não está sujeita à corrosão.

A camada reflexiva de alumínio em discos produzidos industrialmente pode se corroer mais facilmente quando exposta ao ar e às impurezas no policarbonato e no próprio alumínio.

Os fabricantes de discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW fazem estudos sobre a expectativa de vida de seus discos usando testes de aceleração do tempo.

Os discos são expostos à luz de lâmpadas especiais a várias temperaturas e níveis de umidade e nessas condições são aferidos pelo método BLER (Block Error Rate = Bloco de Taxa de Erro).

O método BLER mede o número de blocos de dados que tenham pelo menos uma ocorrência de erro de dados e é expresso como a taxa de erros por segundo.

Mas, enquanto alguns fabricantes podem usar o BLER = 50 como o número para o fim da vida, outros podem usar o BLER =50 como metade da vida e por fim BLER = 220 como fim da vida.

Há muitas variáveis envolvidas em medir os resultados de tais testes e o método BLER é somente um de tais modos de medida.

Esse tipo de teste em si é afetado por muitos outros fatores, cada um dos quais pode estar dentro dos parâmetros permissíveis, porém que, quando combinados tornam o disco ilegível ou difícil de ler.

É muito cedo para avaliar o novo tipo de CD baseado na química “Metalized Azo” (cor azul na superfície de gravação).

Os testes são feitos de várias maneiras por diferentes fabricantes, e o equipamento de teste usado pode produzir uma série de resultados variados do mesmo disco.

A leitura do disco depende mais do drive de CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RWOM empregado para tocá-lo do que do equipamento usado para testá-lo.

Portanto, é fora de propósito comparar os resultados de diferentes fabricantes que usaram método diferentes para testar e avaliar os seus produtos.

A indústria de CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW necessita um método de teste que seja comum a todos os fabricantes.

Este é um dos objetivos do Subcomitê de Compatibilidade Física do CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW da Associação da Tecnologia de Arquivo de Armazenamento Ótico (OSTA-Optical Storage Technology Association).

Os membros deste Sub-comitê estão trabalhando juntos para estabelecer um conjunto de parâmetros aceitável por todas as partes e aplicável a todos os produtos.

O comitê deve também determinar que tipo de equipamento de teste que deve ser usado e como o equipamento de teste deve ser calibrado.

Isto não é um tarefa fácil, dado à complexidade dos meios de fabricação e gravação, a escala infinitesimal das propriedades físicas e os cálculos sofisticados necessários para avaliar a qualidade de um disco.

Outro problema em discussão pelo comitê é o que fazer com os resultados do teste, a medida que um CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW entra na corrente do mercado como um estouro, novos usuários da tecnologia perguntarão quais mídias funcionam melhor em qual gravador e que drives podem melhor ler os discos gravados com maior freqüência.

Os fabricantes, contudo, podem achar não ser prudente publicar os resultados dos testes de CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW.

Os procedimentos de testes, parâmetros e equipamentos usados para avaliar produtos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW não são tão simples como aqueles usados, digamos, para avaliar impressoras a laser, onde os resultados dos testes exigem cuidadosa interpretação.

Como cuidar dos discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW (e como não cuidar)

Os discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW, gravados ou em branco, são suscetíveis a danos por excesso de luz, temperatura e umidade, e devem ser guardados em lugar fresco, seco, escuro, preferivelmente a 30 graus centígrados ou menos, à umidade de aproximadamente 40%, estes números podem variar de acordo com o fabricante.

Como regra geral, não é aconselhável deixar os discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW por grandes períodos em condições ambientais desfavoráveis como o porta-luvas de um carro no verão do nordeste.

Um teste foi feito com um CD deixado por diversos meses nessas condições, o disco mostrou alguma degradação na qualidade, quando testado num analisador de disco, porém, não foi notada diferença na performance do disco ao ser rodado num CD-PLAYER (CD-áudio).

IMPORTANTE: Arranhões e poeira são prejudiciais aos dados de um CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW.

Os discos são feitos de policarbonato rígido e agüentarão uma série de abusos.

A maioria dos aranhões, marca dedos e poeira sobre a face do disco podem ser facilmente compensados por um sofisticado algoritmo interno de correção de erro.
É muito mais fácil danificar qualquer tipo de disco compacto do lado da etiqueta do que do lado de dados porque a camada de dados é somente protegida pela etiqueta e uma fina camada de laquê.

Um arranhão do lado da etiqueta pode destruir milhares de “bytes”, mesmo assim, a vida de seus discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW é uma função direta da maneira de como você os trata.

Segurar os discos pela suas bordas e evitar deixá-los espalhados pela mesa ou empilhados.

Armazene seus discos em suas caixas protetoras ou em arquivos próprios.

Limpando o disco CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW

Se for necessário limpar os discos, use somente água e um pano macio ou uma solução comercial para limpeza de disco.

Os solventes podem obscurecer o policarbonato e penetrar a camada protetora de laquê no lado da etiqueta do disco.

Quando usar um pano para limpar o disco, limpe sempre numa linha reta do centro para periferia do disco.

Nunca limpe o disco de maneira circular, pois os arranhões em forma circular obscurecerão mais dados do que aqueles que atravessam a trilha espiral em angulo reto.

Se por alguma razão for necessário recuperar um CD com arranhões, existem produtos no mercado específicos para esse tipo de problema, mas oideal é evitar que o CD seja danificado.

Sempre esteja absolutamente seguro de que os discos estão secos ao serem inseridos no gravador ou leitora de CD, se os discos a serem gravados tiverem recentemente sido expostos a extremo calor ou frio, sua temperatura afetará a ação de gravar ou ler o disco.

Sempre deixe o disco alcançar sua temperatura normal antes de tentar gravá-lo ou lê-lo.

Etiquetando um CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW

Existem três tipos básicos de CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW: o chamado “Padrão”(Standard) que vem com a logomarca do fabricante na face superior (é o mais comum), o “Para Impressão” (printable) que é liso com uma superfície porosa para absorver jato de tinta de impressoras de CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW e o chamado “Bulk” que é liso com uma superfície brilhante para ser usado em impressoras de jato de cera (transferência térmica).

Para “personalizar” um CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW podemos utilizar um impressora de CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW de jato de tinta ou transferência térmica (método mais profissional e mais caro), escrever sobre o CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW com uma caneta porosa ou então utilizar uma etiqueta apropriada para CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW, que pode ser impressa em qualquer tipo de impressora, e então aplicada sobre o CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW.

Alguns cuidados devem ser observados na hora de etiquetar um CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW, os discos etiquetados erradamente são a maneira mais comum de perder ou danificar os dados.

IMPORTANTE: Nunca use um lápis ou caneta de ponta rígida para identificar um disco CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW.

Um objeto afiado pode facilmente penetrar acamada protetora de laquê e danificar definitivamente a camada de dados.

Canetas com ponta de feltro podem ser usadas para etiquetar discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW, porém depois de certo período as tintas com base de álcool tendem a esparramar-se através da camada protetora e danificar o ouro e camadas corantes.

Procure utilizar canetas para escrever em transparências ou superfícies plásticas.

Etiquetas de papel com cola podem descolar do disco devido ao calor gerado pelo tocador de CD ou drive de CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RWOM, tornando ambos o disco e o drive imprestáveis.

A cola ou adesivo pode potencialmente reagir com a face do disco prejudicando sua leitura.

Etiquetas adesivas, uma vez coladas na face do disco NÃO devem mais ser removidas ou reposicionadas.

A etiqueta adesiva pode separar as camadas de ouro e corante do policarbonato, de modo que estas camadas descolarão juntamente com a etiqueta, tornando o disco imprestável.

Procure usar etiquetas apropriadas para CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW, aquelas que tem uma superfície dourada na parte que adere ao CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW de forma a não prejudicar sua leitura.

IMPORTANTE: Não é preciso um forte adesivo para arrancar fora as camadas de laquê e ouro, mesmo um pedaço de fita adesiva poderá fazer o estrago.

Não utilize etiquetas retangulares ou de formato diferente da superfície redonda do CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW.

Destruindo discos CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW

Por ser a tecnologia CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW freqüentemente usada para informações sigilosas, podeacontecer também de ser necessário eliminar estes dados.

Vários métodos podem ser usados para destruir dados em um CD-R/DVD-R/CD-RW/DVD-RW: use solvente para escurecer o policarbonato, faça profundos arranhões no lado da etiqueta, use fita adesiva para arrancar a camada reflexiva, entre outras opções.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Você é Infiel?
  • Está no Cadastro?
  • Dezenas Loto Fácil
  • Esquema Loto Fácil
  • Trocar Foto do Perfil
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11624)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum