Posso Ligar Mesmo?

Para muitos a eletrônica é uma caixa preta, mas a verdade é que a eletrônica não é esse bicho de sete cabeças ou algo sobrenatural, o que é fato constatado desde há muito tempo, é que existem pessoas que desenvolvem interesses por determinados assuntos, e acabam se tornando, talvez um pouco obsecados para entender aquele determinado assunto.

É assim desde o início da humanidade, vários famosos que em vida ou após sua morte se tornaram famosos e suas curiosidades e descobertas ficaram na história e são utilizadas até hoje, pessoas como Marconi, Thomas Edison, Freud, Nostradamus, e tantos outros, e cada qual dentro da sua área de atuação foi curioso e estudou para entender o máximo possível sobre o seu interesse em particular.

Pois bem, você leu até aqui e não obteve sua resposta, então, assim como todos que querem saber, ou se experimenta ou alguém passa a informação, aliás, o mundo não vê grandes inventores em muitos anos, e o motivo, segundo meu modo de pensar, é que as pessoas não têm mais interesse em aprender “fazendo”, preferem que alguém lhes passe a informação.

Perguntas que recebo com muita freqüência é sobre corrente e tensão, posso ligar esse aparelho em tal fonte? E logo, se pode, mas, a corrente que existe nesta fonte não vai estourar meu aparelho?

Obviamente que se você tiver um aparelho alimentado por 6 volts ele não pode ser ligado em 12 volts, será preciso um redutor de tensão, acho que a grande maioria já sabia disso, então não acrescentei nenhum conhecimento.

Mas, uma situação típica e muito atual é o cidadão comprar um notebook que é alimentado por 12 volts, e mesmo ele vindo com a fonte original e tudo certinho, esse cidadão deseja mobilidade e por isso pretende ligar o seu notebook recém comprado na bateria do carro, e surgem as perguntas como: Não vai queimar? A corrente destruirá meu aparelho?

A resposta é simples e pura: se o aparelho requer 12 volts e a bateria provê os 12 volts, pode ligar sem nenhum problema, obviamente que deve ser respeitada a polarização, assim, fio negativo com fio negativo, e fio positivo com fio positivo.

Quanto a estourar o aparelho, a verdade é que realmente a corrente e não a tensão que causa danos nos aparelhos eletrônicos, mas os 12 volts solicitados pelo aparelho que consome 12 volts por uma certa quantidade de corrente não vai destruir o aparelho.

Vou recorrer a uma experiência muito antiga, e quase nem citada na literatura, mas serve de exemplo para entender essa situação:

Você tem uma caixa de água de 250 litros em cima da estrutura do seu banheiro, se a cada minuto o seu chuveiro liberar 5 litros de água, você poderá tomar um banho de 50 minutos, mas, se a caixa de água for uma caixa de 500 litros, o banho será de 100 minutos.

Assim, fica fácil de deduzir que uma bateria de 12 volts por 36 Ampères pode alimentar um aparelho que consume um 1 Ampère por hora durante 36 horas, se esta mesma bateria for uma bateria de 50 Ampères, o aparelho ficará funcionando por 50 horas.

Mas, se o aparelho alimentado pela bateria de 36 Ampères consumir 3 Ampéres por hora, o aparelho irá funcionar por apenas 12 horas, em resumo, se você tiver bastante água poderá fazer vários banhos curtos e poupar água, com a energia armazenada na bateria pode ser que não tenha como poupar muito, mas em nenhuma hipótese, a quantidade de carga que existe na bateria irá destruir o aparelho por ela alimentado em condições normais, simplesmente o aparelho vai ficar mais ou menos tempo ligado nela e funcionará enquanto a bateria tiver corrente, embora a tensão e a corrente estejam diretamente relacionadas, mesmo com a diminuição da corrente da bateria, existe pouca diferença no nível da tensão.

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33943)
  • Antena Para Celular (26005)
  • Gerador Números Celular (19761)
  • Amplicador 60 W RMS (18851)
  • Os Gatos & Dúvidas (17865)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.