Sobre o Sistema de GPS

A Cada Dia Que Passa Mais e Mais Novidades Surgem no Nosso Dia a Dia

Não existem dúvidas, a cada dia que passa, mais e mais novidades surgem no nosso dia a dia, e pensar que há pouco tempo atrás, possuir um receptor GPS era algo que só era possível para grandes empresas transportadoras, e os funcionários eram escolhidos a dedo para utilizar o sistema GPS, era uma questão de status, mas como tudo muda, o nariz empinado por ter sido escolhido acaba caindo, e a utilização do GPS passou a ser coisa normal e do dia a dia.

A sigla GPS tem origem nas palavras Global Positioning System, que traduzido para o nosso português fica Sistema de Posicionamento Global, nada mais é do que um sistema de posicionamento geográfico que nos informa as coordenadas de lugares na Terra, é lógico que para evitar inúmeros cálculos, e às vezes errados, é preciso ter um receptor de sinais de GPS.

O sistema de Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (USA) para ser utilizado com finalidades civis e militares.

Como se sabe, a nossa posição sobre a Terra é referenciada em relação ao equador e ao meridiano de Greenwich e isso é traduzido para três números: a latitude, a longitude e a altitude.

A partir desses dados, que são chamados de coordenadas, para saber a nossa posição sobre a Terra basta saber a latitude, a longitude e a altitude.

Certamente que você já escutou falar e também viu escrito em grandes cartazes perto das pistas nos aeroportos as três coordenadas, e de forma muito clara, o objetivo é que os sistemas automáticos de navegação aérea possam utilizar as informações para calcular as trajetórias entre os aeroportos.

O sistema de posicionamento global é baseado na utilização de satélites artificiais, existem no total, 24 satélites que dão uma volta completa na Terra a cada 12 horas, e enquanto se movimentam, enviam continuamente sinais de rádio.

Não é preciso ter uma visão dos 24 satélites, a órbita de cada satélite foi cuidadosamente calculada para que em cada local da Terra estejam sempre visíveis quatro satélites, e com os diferentes sinais dos quatro satélites o receptor GPS calcula a latitude, longitude e altitude do lugar onde se encontra.

Com o movimentar do receptor de GPS, os cálculos vão sendo feitos, e o cálculo é baseado no tempo que a onda de rádio leva do ponto de saída até no próximo satélite, o sistema é tão eficiente, que o satélite mais próximo do receptor é quem recebe o sinal e calcula o tempo desde que saiu do satélite que emitiu e também do satélite que recebeu o sinal de rádio.

Os cálculos são baseados na altitude, na longitude e na altitude, esses dados são essenciais para calcular as coordenadas, ou seja, a posição da Terra.

A latitude é a distância do Equador medida até o meridiano de Greenwich, neste caso a distância é medida em graus, e pode variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul, é como se fosse fazer a medida de uma bola, começando do meio da bola para a parte mais alta até o centro, e do meio da bola até a parte mais baixa ao centro, nesse caso, tome como referência 0º a linha do Equador, a medida para cima é em norte, como exemplo, 50ºN, e a partir da linha de 0º para baixo,o exemplo pode ser 30ºS, e assim sucessivamente.

A longitude é a distância do meridiano de Greenwich medida até o Equador, como no caso da latitude, a distância é medida em graus e pode variar entre 0º e 180º para Este ou para Oeste.

No caso da altitude, é preciso levar em consideração que a Terra é quase redonda, isso mesmo, é quase redonda, pois existe um ligeiro achatamento nos pólos, e para definir a altitude de um ponto sobre a Terra é criada uma “bola” (geóide) com um raio de 6378 km, e a altitude num ponto da Terra é a distância na vertical à superfície deste geoide.
Fonte de pesquisa: http://www.realestate3d.com/gps/world-latlong.htm

Postagens relacionadas
  • O Marketing Com WhatsApp
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44526)
  • Gerador Números Celular (38823)
  • Antena Para Celular (32279)
  • Amplicador 60 W RMS (23648)
  • Os Gatos & Dúvidas (22222)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.