Wireless: Assim Não Dá

Assim logo de cara, quando se fala em redes wireless, o suposto novo implantador, aquele que está querendo implantar na sua empresa, no seu prédio ou na sua casa, está querendo montar tudo em Wireless, mas quer instalar o sistema para um alcance maior possível, de preferência que “pegue na cidade inteira”, ou seja, quanto mais longe pegar, melhor, não é assim que pensa um novo usuário de redes Wireless?

Esse suposto novo usuário, depois de dois minutos de conversa com um “vendedor de informática” já acha que tem que comprar um access point da máxima potência que existe no mercado para “jogar” numa antena Omnidirecional que o vendedor lhe disse que é a antena que “espalha” para todos os lados, e assim seu sinal ser “pego” na cidade inteira, e você? também pensa assim?

Assim de imediato só posso afirmar que é um erro enorme implantar uma “rede aberta” que alcance toda uma cidade, não seria erro se fosse uma rede pública, mas uma rede para uso privado, sinceramente, se fosse para mim não implantaria, o primeiro motivo seria a segurança, embora existam muitas técnicas de segurança Wireless, mas numa hipótese de eu ter uma idéia maluca dessas, qual seria o Access Point escolhido e qual a potência do Access Point?

Falando em potência, qual é a máxima potência permitida por Lei, e se meu Access Point tiver potência maior que a permitida por Lei, onde pode ser conseguida uma licença para operar com altas potências, tipo 3 Watts, 5 Watts ou quem sabe 10 watts?

É claro que seria muito bom se um Notebook pudesse captar sinal de wireless em qualquer local da cidade, numa distância de muitos quilômetros da base, ou quem sabe sem limite de distância, é claro que isso já é possível em GPRS, mas em Wireless o custo ficaria bem mais reduzido, mas no meu ponto de vista, isso só será possível quando as companhias telefônicas de celulares disponibilizarem sinais de Wireless.

Voltando aos roteadores, não existem à venda para usuários finais roteadores com tamanha potencia de sinal, o máximo disponível são modelos de 400mW, que por coincidência ou não, é a máxima potencia permitida pela anatel para uso sem aquisição de licenças especiais.

Falando sobre Access Point com potência, a antena também pode ser considerada um equipamento, ou para aqueles mais radicais, apenas parte do equipamamento, e um equipamento de má qualidade não executa sua função corretamente, e chegamos ao ponto onde podemos afirmar que: não adianta o Access Point ter muita potencia se a antena for de baixo rendimento.

Com de potência 40mW e com antenas direcionais adequadas a transmissão pode ser captada há alguns quilômetros, pois com roteadores roteadores populares, como exemplo o linksys 54G (que é um dos melhores, na minha opinião) tem a saida máxima de RF em torno de 250mW e com antenas apropriadas tem bom alcance.

A escala de medição de potência de sinal rádio-frequência (RF) é medida em dB, que é uma escala logarítmica, o dobro da potência do sinal em mW na saida do roteador não significa grande variação do alcance final.

E para o nosso azar, um access point não faz a cobertura de uma cidade sem usar grandes antenas, para a cobertura de uma cidade é necessária a utilização de vários access points espalhados em pontos estratégicos pela cidade.

O access point é um equipamento que é ligado a uma rede de computadores cabeada e transforma os dados em sinais de rádio-frequência, e os computadores inteligados no modo wireless captam e decodificam os sinais de rádio-frequência, transformando-os em dados novamente, as vantagens de utilizar redes sem fios são inúmeras.

Com isso, pode ser deduzido que não temos muitas opções quando o assunto é alcance de transmissão wireless, e nem com potências elevadas um notebook wireless G vai captar o sinal do access point a uma distância muito grande, o alcance maior é conseguido exclusivamente em função da qualidade da transmissão do access point, da qualidade e do posicionamento da antena, em resumo, da qualidade da instalação física dos equipamentos, e deve ser observado tudo, a fonte de alimentação, o access point, a antena, os cabos, etc.

Para resolver o problema de posicionamento da antena, a maioria dos access point vêm com uma saída para antena externa coaxial, para não ficarem limitados a antena que vem no próprio access point.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11624)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum